Website Oficial da Torcida Colorada - Internacional - Nação Colorada

Nação Colorada > Clube > História

História do Glorioso Internacional

Em 4 de abril de 1909, os irmãos Poppe fazem uma reunião no porão da casa de João Leopoldo Serafim na avenida Rendenção 141, atual João Pesoa 1025, o assunto predestinado é a fundação de um novo clube de futebol, um clube do povo, aberto para todos sem restrições, apareceu mais gente do que o esperado, 40 pessoas de todas as classes sociais e culturais, desde então ficou claro que esse novo clube de futebol era de todos. A reunião termina com uma frase de Poppe Leão, enquanto os demais participantes assinavam a data de fundação: - Teremos uma nova reunião no próximo domingo na qual escolheremos o nome do clube e a eleição da primeira diretoria.


A segunda reunião foi no dia 11 de abril de 1909. Henrique falava das vantagens da escolha do nome "Internacional" para o novo clube, Inter ou Internazionale é o nome de um grande clube de Milão, Itália de onde vieram os pais de Poppe, e o nome do campeão de São Paulo de onde vieram os 3 irmãos também é Internacional. A proposta agradou e foi aceita por todos e o novo time vai ser chamado Sport Club Internacional. Os rapazes eram apreciadores do carnaval e havia na época dois grupos carnavalescos em Porto Alegre, Os "Venezianos" de cor vermelha e branca e a "Sociedade Esmeralda" branca e verde. Os venezianos estavam em maioria na reunião, por isso o inter é vermelho e branco até hoje (Os Poppe queriam vermelho, preto e branco, as cores da bandeira de São Paulo, mas permaneceu o vermelho e branco para a alegria dos colorados).


  • Primeira diretoria do Inter:
  • Presidente: João Leopoldo Serafim
  • Vice: Pantaleão Gonçalves de Oliveira
  • Presidente honorário: O Capitão Gracilliano Ortiz
  • Primeiro secretário: Legendrede Chagas Pereira
  • Segundo secretário: Manoel Lopes da Costa
  • Primeiro tesoureiro: Antônio Coiro
  • Segundo tesoureiro: Waldemar Fachel
  • Capitão: José Poppe
  • Orador: Henrique Poppe
  • Comissão: João Luís de Andrade Vasconcellos, Irineu dos Santos, Luís Poppe e Alcides Filho Ortiz.

No ano de 1915 o colorado ganhou o seu primeiro grenal com uma goleada de 4x1. O Dirigente Antenor Lemos gritava de felicidade: "Está quebrado o lacre, está quebrado o lacre". O Primeiro título que o inter ganhou, foi o campeonato metropolitano de Porto Alegre em 1913. O Primeiro título gaúcho foi conquistado no dia 7 de setembro de 1927, o Inter venceu o Bagé por 3x1 em dois tempos de 40 minutos.


O ano de 1967 marca a entrada do Internacional no cenário do futebol brasileiro, em sua primeira participação num campeonato nacional o inter ficou como vice campeão e na temporada seguinte em 1968 o colorado repetiu o segundo lugar. A histórica vitória de 1x0 sobre o Corinthians, gol de Lambari no Pacaembú, aconteceu no dia 28 de maio de 1967, sendo que os Corinthians havia vencido seus 15 jogos anteriores e parecia imbatível. Essa foi a primeira vitória frente a um time paulista em São Paulo.


O estádio do Beira Rio constituiu-se da seguinte forma: no dia 12 de setembro de 1956 foi doado um terreno para a construção do estádio, mas o terreno era dentro da água, e só foi aterrado em 1958, o time do Inter perdeu muito dinheiro para a construção do Estádio José Pinheiro Borda, sendo que muito material foi doado pela torcida, até o Falcão doou tijolos. Foi inaugurado dia 6 de abril de 1969, o jogo de estréia foi contra o Benfica de Portugal, o Inter venceu por 2x1 sendo que o primeiro gol do Beira Rio foi marcado pelo colorado Claudiomiro.


Nove décadas depois, o clube se consolidou como um dos maiores do Brasil, liderando o ranking brasileiro há mais de 20 anos. O nonagenário Inter já alcançou muito em sua bela história. Mas quer bem mais. Quer fazer o seu povo cada vez mais feliz. Assim como os irmãos Poppe sonharam um dia.


Política de Privacidade

Publicidade | Reporte um bug | Mapa do Site | Política de Privacidade | Contato

Copyright© 2003-2017 Nação Colorada. Powered by Nação Colorada. Designed by ACIMA Interactive. Todos os direitos reservados.


Associe-se ao Inter
Política de Privacidade